Ventilação Industrial - Conforto Térmico

O bem-estar do homem é um conceito amplo que se caracteriza por fatores necessários à manutenção da sua saúde física, até aqueles responsáveis pelo seu sentimento de satisfação. Quando se trata de satisfação com as condições térmicas de um ambiente, então está-se tratando do conforto térmico.


As pesquisas mais recentes, comprovaram que o  conforto  térmico  está  estritamente relacionado com o equilíbrio térmico do corpo humano e que esse equilíbrio é influenciado por fatores ambientais e pessoais. Assim, há ambientes em que as condições são favoráveis ao equilíbrio térmico do corpo humano e o homem sente-se bem disposto e há outros em que as condições são desfavoráveis, provocam indisposição, diminuem a sua eficiência no trabalho e aumentam a possibilidade da ocorrência de acidentes.


No Brasil, devido a climas quentes e úmidos, deve se dar atenção a influência do desconforto térmico na disposição para o trabalho. Sob esse aspecto, convém ressaltar que as condições térmicas dos ambientes laborais não dependem só do clima, mas também do calor introduzido pelas atividades desenvolvidas e pelos equipamentos envolvidos nos processos, bem como pelas características  construtivas do ambiente e a sua capacidade de manter condições internas adequadas no que se refere ao conforto térmico das  pessoas. Sendo assim, é muito comum encontrarem-se ambientes de trabalho com temperatura do ar muito superior à do ar exterior.


É importante ressaltar que condições ambientais próximas às que permitem o conforto térmico e não da exposição a temperaturas extremas, são avaliadas e controladas pela Norma Regulamentadora NR 15 da Portaria 321416.


As variáveis de maior influência no conforto térmico podem ser reunidas em dois grandes grupos: as de natureza ambiental e as de natureza pessoal.  
As de natureza ambiental são:

• temperatura do ar (ta);

• temperatura radiante média (trm);

• velocidade relativa do ar (vr);

• umidade relativa do ar ambiente (UR).  
As de natureza pessoal são:

• tipo de vestimenta (representada pelo seu isolamento térmico);

• tipo de atividade física executada (representada pelo metabolismo).


Texto Funda Centro - Manual Conforto Térmico nos Ambientes de Trabalho.


A baixo seguem algumas tabelas orientativas quanto a volume de trocas de ar ambiente, a fim da garantia de conforto térmico:

Tabela_Para_Numero_de_Trocas_do_Volume_de_Ar__Por_Hora.jpg